2004/07/23

Dinheiros públicos

Quero fazer um texto sobre isto mas ainda não tive tempo...
Ficam aqui os apontadores para não me esquecer.

1) Director-geral dos Impostos Pediu Confiança Política de Bagão Félix
2) Casa da Música Custou Três Vezes Mais do Que o Previsto
3) Gestores da Casa da Música ganham salários polémicos
4) Dívida recorde à indústria

Pontos a focar.
a) Afinal para que serve a Lei se ninguém a cumpre? Se não serve muda-se, mas enquanto não se muda tem que ser respeitada. Ou existirá o "direito de não cumprir a Lei" neste caso?
b) Teremos o direito de gastar quase 100 milhões de euros de fundos públicos numa Casa da Música? Não haverá outras prioridades mais urgentes?
c) Que critérios devemos seguir para estabelecer a remuneração dos trabalhadores mais qualificados ao serviço do Estado? Quanto é que o Estado tem o direito de pagar?
d) Se o Estado não dá o exemplo de ter as contas em dia, como promover as boas práticas na sociedade em geral? Que sentido faz manter programas de apoio a tudo e mais alguma coisa quando se despreza o principal incentivo (e obrigação): pagar o que se deve?

Voltamos sempre ao mesmo: a prioridade das prioridades deve ser a Justiça. Só com um sistema judicial eficaz a sociedade poderá funcionar saudavelmente. Não me venham falar na Educação! A reforma da Educação é fundamental mas demora uma geração a produzir efeito e só se consegue fazer quando a Justiça funcionar bem.